Especialidades da Medicina Tradicional Chinesa, trazida para o Brasil por imigrantes japoneses. Reconhecida pela OMS Organização Mundial de Saúde e SUS Sistema Único de Saúde como terapia complementar e integrativa de saúde.
A fisioterapia através de seus conselhos federal COFFITO e regional CREFITO foi a primeira profissão que reconheceu e registrou a acupuntura como especialidade.
Objetivos da Aplicação
Sedar, tonificar e/ou harmonizar o fluxo enérgico nos canais e meridianos da acupuntura corroborando para auxilio no tratamento da doença e proporcionando bem star.
Técnica
Colocação de agulhas em pontos localizados nos canais e meridianos da acupuntura. Estes pontos são também chamados de ‘acupontos’. Existem outros chamados pontos ashi que são pontos no local da dor. Tais pontos podem estar ou não nos canais e meridianos.
Contra indicações
- Quando apresentar alergia a Metal
- Gravidez nos 3 primeiros meses de gestação
- A acupuntura não é recomendada para pessoas que possuem doenças hematológicas, principalmente relacionadas com a coagulação, e nem para pessoas que possuem alergia a metais.
- Normalmente a acupuntura não resulta em efeitos colaterais. No entanto, em alguns casos pode haver o aparecimento de efeitos adversos leves, como dor no local em que as agulhas foram colocadas, tontura e sonolência, por exemplo.
Principais Indicações
- Lombalgia, Cervicalgia, Dorsalgia.
- Contusões, Tendinites, Dores musculares esqueléticas, Artrite, Artrose, Fibromialgia.
- Ansiedade, Stress, Irritabilidade, Insonia, Enxaqueca. Dores articulares e musculares. Pós trauma. Pós imobilização.
- LER/DORT ( lesao por esforcos repetitivos/ Doencas ocupacionais relacionada ao trabalho, dores coluna vertebral, pós entorses, contusões, alergia, depressão.
- Problemas digestivos e intestinais. Cólicas. TPM.
- Enfermidades (respiratórias. Emocionais, reumáticas, digestivas, urinarias, Circulatórias), etc…
Atenção!
A acupuntura deve ser realizada por um profissional qualificado e com registro profissional.
Resultados
1. Tratamento complementar de doenças
A acupuntura pode ser usada como tratamento complementar de diversas doenças como gastrite, úlcera duodenal, artrite reumatoide, asma e alterações hormonais pois através da estimulação de pontos específicos do corpo pode melhorar a circulação sanguínea, regular os batimentos cardíacos e estimular as células de defesa do corpo.
Por meio da aplicação de agulhas finas nos meridianos corretos pode-se liberar o fluxo de energia do corpo, fortalecendo o sistema imunológico que produz substâncias que combatem doenças. Saiba mais quais são os principais pontos da acupuntura e quais órgãos estimulam.
2. Redução de ansiedade e estresse
A realização de sessões de acupuntura pode ser recomendada por um psiquiatra, psicólogo ou acupunturista para melhorar os sintomas provocados pela depressão, ansiedade e estresse. A frequência e o período do tratamento pela acupuntura é diferente de uma pessoa para outra, dependendo dos sintomas e deve ser indicado pelo profissional que irá realizar a acupuntura.
Para que os benefícios sejam maiores é importante incluir atividades de lazer no dia-a-dia, fazer exercícios físicos, ter uma dieta equilibrada, tomar os medicamentos indicados pelo médico e mudar os hábitos de vida prejudiciais à saúde. Veja mais o que fazer para combater o estresse e a ansiedade.
3. Diminuição de dores crônicas
A acupuntura ajuda a diminuir as dores nas costas, enxaqueca, cólicas menstruais e reduz as dores causadas pela fibromialgia, pois a introdução de agulhas finas em pontos específicos no corpo pode ativar fibras musculares e isto faz com que a medula espinhal estimule o cérebro a liberar substâncias, como endorfina, que reduzem a dor e promovem relaxamento e sensação de bem-estar.
4. Além de…
- Diminuição das dores musculares e articulares
- Diminuição de tensão muscular
- Diminuição irritabilidade
- Controle ansiedade e diminuição do stress
- Melhora do Sono
- Ajuda combater processos alérgicos
- Terapia complementar e integrativa