skip to Main Content

Especialidades da Medicina Tradicional Chinesa, trazida para o Brasil por imigrantes japoneses. Reconhecida pela OMS Organização Mundial de Saúde e SUS Sistema Único de Saúde como terapia complementar e integrativa de saúde.

A fisioterapia através de seus conselhos federal COFFITO e regional CREFITO foi a primeira profissão que reconheceu e registrou a acupuntura como especialidade.

Objetivos da Aplicação

Sedar, tonificar e/ou harmonizar o fluxo enérgico nos canais e meridianos da acupuntura corroborando para auxilio no tratamento da doença e proporcionando bem star.

Técnica

Colocação de agulhas em pontos localizados nos canais e meridianos da acupuntura. Estes pontos são também chamados de ‘acupontos’. Existem outros chamados pontos ashi que são pontos no local da dor. Tais pontos podem estar ou não nos canais e meridianos.

Contra indicações

  • Quando apresentar alergia a Metal
  • Gravidez nos 3 primeiros meses de gestação
  • A acupuntura não é recomendada para pessoas que possuem doenças hematológicas, principalmente relacionadas com a coagulação, e nem para pessoas que possuem alergia a metais.
  • Normalmente a acupuntura não resulta em efeitos colaterais. No entanto, em alguns casos pode haver o aparecimento de efeitos adversos leves, como dor no local em que as agulhas foram colocadas, tontura e sonolência, por exemplo.

Principais Indicações

  • Lombalgia, Cervicalgia, Dorsalgia.
  • Contusões, Tendinites, Dores musculares esqueléticas, Artrite, Artrose, Fibromialgia.
  • Ansiedade, Stress, Irritabilidade, Insonia, Enxaqueca. Dores articulares e musculares. Pós trauma. Pós imobilização.
  • LER/DORT ( lesao por esforcos repetitivos/ Doencas ocupacionais relacionada ao trabalho, dores coluna vertebral, pós entorses, contusões, alergia, depressão.
  • Problemas digestivos e intestinais. Cólicas. TPM.
  • Enfermidades (respiratórias. Emocionais, reumáticas, digestivas, urinarias, Circulatórias), etc…

Atenção!
A acupuntura deve ser realizada por um profissional qualificado e com registro profissional.

Resultados

A acupuntura pode ser usada como tratamento complementar de diversas doenças como gastrite, úlcera duodenal, artrite reumatoide, asma e alterações hormonais pois através da estimulação de pontos específicos do corpo pode melhorar a circulação sanguínea, regular os batimentos cardíacos e estimular as células de defesa do corpo.

Por meio da aplicação de agulhas finas nos meridianos corretos pode-se liberar o fluxo de energia do corpo, fortalecendo o sistema imunológico que produz substâncias que combatem doenças. Saiba mais quais são os principais pontos da acupuntura e quais órgãos estimulam.

A realização de sessões de acupuntura pode ser recomendada por um psiquiatra, psicólogo ou acupunturista para melhorar os sintomas provocados pela depressão, ansiedade e estresse. A frequência e o período do tratamento pela acupuntura é diferente de uma pessoa para outra, dependendo dos sintomas e deve ser indicado pelo profissional que irá realizar a acupuntura.

Para que os benefícios sejam maiores é importante incluir atividades de lazer no dia-a-dia, fazer exercícios físicos, ter uma dieta equilibrada, tomar os medicamentos indicados pelo médico e mudar os hábitos de vida prejudiciais à saúde. Veja mais o que fazer para combater o estresse e a ansiedade.

A acupuntura ajuda a diminuir as dores nas costas, enxaqueca, cólicas menstruais e reduz as dores causadas pela fibromialgia, pois a introdução de agulhas finas em pontos específicos no corpo pode ativar fibras musculares e isto faz com que a medula espinhal estimule o cérebro a liberar substâncias, como endorfina, que reduzem a dor e promovem relaxamento e sensação de bem-estar.

  • Diminuição das dores musculares e articulares
  • Diminuição de tensão muscular
  • Diminuição irritabilidade
  • Controle ansiedade e diminuição do stress
  • Melhora do Sono
  • Ajuda combater processos alérgicos
  • Terapia complementar e integrativa

Tratamentos

Acupuntura

Especialidades da MTC Medicina Tradicional Chinesa, trazida para o Brasil por imigrantes japoneses. Reconhecida pela OMS Organização Mundial de Saúde e SUS Sistema Único de Saúde como terapia complementar e integrativa de saúde. A fisioterapia através de seus conselhos federal COFFITO e regional CREFITO foi a primeira profissão que reconheceu e registrou a acupuntura como especialidade.

Agendar consulta Saiba mais

Profissionais responsáveis

Dr. Michel Nunes
Dr. Wagner Ventura

Auriculoterapia

A Auriculoterapia é uma especialidade da Medicina Tradicional Chinesa e tem grande resposta nos tratamentos com ou sem associação com acupuntura.

Agendar consulta Saiba mais

Profissionais responsáveis

Dr. Michel Nunes
Dr. Wagner Ventura

ATM/DTM

A articulação temporomandibular, conhecida também como ATM, é uma das articulações mais importantes do corpo humano. Está localizada entre o osso temporal e a mandíbula.

Agendar consulta Saiba mais

Profissionais responsáveis

Dr. Manoel Caputo
Dr. Wagner Ventura

Dry Needling

Agulhamento seco  (ou dry needling) é um tratamento que envolve uma agulha muito fina sendo inserida através da pele, a fim de inativar um ponto gatilho muscular, buscando alívio de dores.

Agendar consulta Saiba mais

Profissionais responsáveis

Dr. Manoel Caputo
Dr. Wagner Ventura

Fisioterapia

Fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas.

Agendar consulta Saiba mais

Profissionais responsáveis

Dra. Fernanda Loterio
Dr. Manoel Caputo
Dr. Michel Nunes
Dr. Wagner Ventura

Massagem Expressa

Massagem realizada com manobras adaptadas das técnicas orientais Anmá e Shiatsu e tem como foco proporcionar o relaxamento muscular em poucos minutos, mesmo porque, a duração de cada sessão é de aproximadamente 15 minutos.

Agendar consulta Saiba mais

Profissionais responsáveis

Dr. Wagner Ventura

Quiropraxia

Tratamento e a prevenção das desordens do sistema Neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral, com ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.

Agendar consulta Saiba mais

Profissionais responsáveis

Dr. Manoel Caputo

RPG

RPG é a sigla para Reeducação Postural Global, uma técnica de fisioterapia cujo objetivo é promover o equilíbrio dos músculos responsáveis pela postura. O método consiste de posturas específicas que alongam cadeias musculares inteiras e reorganizam os segmentos do corpo.

Agendar consulta Saiba mais

Profissionais responsáveis

Dra. Fernanda Loterio
Dr. Manoel Caputo
Dr. Wagner Ventura

Terapia por ondas de choque

Tratamento não invasivo que utiliza um aparelho que envia ondas de som pelo corpo, para aliviar alguns tipos de inflamação e estimular o crescimento e reparação de vários tipos de lesões, especialmente a nível muscular ou ósseo.

Agendar consulta Saiba mais

Profissionais responsáveis

Dr. Manoel Caputo
Dr. Wagner Ventura

Back To Top
Iniciar conversa
Olá! Precisa de ajuda?